O Que Acontece Com o Cruzeiro?
Poucas equipes mudaram tanto em dois anos como o Cruzeiro. Nesta temporada, os números do time celeste são muito abaixo daqueles que consagrou o clube tetracampeão brasileiro, há pouco menos de um ano. Desmanche de elenco vitorioso, queda na Libertadores, planejamento jogado fora. Essas são as receitas para um clube afundar de vez rumo a Série B, e o Cruzeiro está trilhando este tortuoso caminho. Após a derrota para o Santos em casa na última rodada, o torcedor cruzeirense anda se perguntando: Afinal, o que acontece com o Cruzeiro?
Tudo começou ainda em 2014, após o bicampeonato do Cruzeiro. Quando a torcida se preparava para um ano melhor ainda, as duas principais peças do elenco bicampeão deixaram o clube. As vendas de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart para o exterior forçaram a diretoria a buscar no mercado, jogadores que substituíssem os ídolos. No entanto, algumas contratações foram feitas, mas não conseguiram esconder as carências do time, que claramente havia sofrido com o desmanche do início da temporada. As coisas ainda piorariam.
Veio a Libertadores, o maior sonho celeste após as conquistas nacionais. O time caiu num grupo teoricamente fácil, e embora tenha se classificado, não faltou drama. Nas oitavas, eliminou o bicho-papão São Paulo. Nas quartas, a crise azul ficou evidente. Após surpreender e vencer o River Plate na Argentina, o Cruzeiro "amarelou" em BH, e foi goleado por 3 a 0.
Sem o título internacional tanto desejado, restou juntar os cacos e recomeçar. Neste momento, o Cruzeiro fazia a maior besteira dos últimos anos, ou seja, demitir o vitorioso técnico Marcelo Oliveira. Com um time fragilizado, indo mal no Brasileirão, e com a Copa do Brasil na manga, o Cruzeiro apostou na experiência do velho conhecido Vanderlei Luxemburgo. Tão conhecido por seus projetos, afundou ainda mais o time no Brasileiro, foi eliminado com duas derrotas em dois jogos para o Palmeiras na Copa, e não conseguiu convencer a torcida celeste. Ontem, Luxemburgo foi mandado embora, deixando o clube na beira da "zona da confusão".
Mano é o ideal?
Horas depois de anunciar a demissão de Luxemburgo, o Cruzeiro não perdeu tempo e já divulgou o nome do novo treinador nesta terça-feira. Trata-se de Mano Menezes. Com passagens vitoriosas por Corinthians e Grêmio, o ex técnico da Seleção Brasileira ainda têm no currículo uma breve passagem pelo Flamengo em 2013, onde não obteve muito sucesso. Em 2014, Mano comandou o Corinthians, e após um trabalho muito questionado, foi substituído por Tite. Agora, o treinador volta a trabalhar, depois de um "período sabático", onde preferiu aprimorar suas qualidades na Europa. O Cruzeiro tenta não ser rebaixado pela primeira vez em sua história. Agora, uma pergunta que só o tempo irá responder: Será que Mano Menezes é o nome certo para o Cruzeiro?
Desafio grande para Mano Menezes: Livrar o Cruzeiro de um rebaixamento inédito |
0 comentários: